domingo, 23 de outubro de 2011

Museu Afro- Brasil - Giulia n.o 14/ 7 ano G

Museu Afro- Brasil

Museu Afro- Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Localiza-se no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no "Pavilhão Padre Manuel da Nóbrega" – edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950. Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura e administrada por uma organização da sociedade civil.
Conserva um acervo de aproximadamente 4 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.


                                                               Foto de Heitor do Prazeres


Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro.Nascido da família simples do marceneiro e clarinetista da banda da Guarda Nacional, Eduardo Alexandre dos Prazeres, e da costureira Celestina Gonçalves Martins.

Heitor começou a trabalhar cedo, na oficina do pai, marceneiro. Dominava o clarinete e o cavaquinho, e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. Um dos pioneiros do samba carioca, Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa. Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba que mais tarde chamou-se GRES Portela, primeira vencedora num concurso entre escolas em 1929, com sua composição Não Adianta Chorar. Heitor dos Prazeres adotou a pintura como hábito após a morte da esposa. Nas artes plásticas, Heitor dos Prazeres teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições.
 De sua mente iluminada surgiu mais de 200 composições de grande sucesso. Parte delas retratando o cotidiano das pessoas simples, as paixões mal-sucedidas, além de canções bem-humoradas falando da boemia.Casou-se a primeira vez com Dona Glória, com teve três filhos: Ivete, Irete e Ioenete Maria. Era pintor e cantor. Porém só descobriu sua habilidade para pintor depois de um tempo, que já estava no mundo as artes.

Obra: ''Cena Carioca''

Essa obra é feita em guache sobre tela, suas dimensões não são mostradas. Seu nome é Cena Carioca,a importância esta obra mostra a grande felicidade dos cariocas em relação aos ritmos da musica. Nesse caso o ritmo mostrado é o samba, que tem grande adoração e aceitação entre os cariocas. O samba tem grande publico e entre o famoso carnaval do Rio de janeiro. Os instrumentos usados são o cavaquinho, e nesse caso uma flauta para mudar um pouco o ritmo. Nesta ocasião registra-se a forte rivalidade que se iniciava entre as escolas de samba. Motivo dos seus quadros são os temas populares: o samba, malandros, favelas, rodas de samba e mulatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário