quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Minelvino Francisco Silva

Minelvino Francisco Silva

Minelvino Francisco Silva, nasceu a 28 de novembro de 1924, na Fazenda Olhos D'Água,  município de Mundo Novo na Bahia, mas veio para Itabuna ainda jovem onde morrou por muitos anos. Poeta popular, cordelista de grande talento criativo desde adolescente, começou a trabalhar de forma bastante artesanal e chegou a montar sua própria gráfica em sua casa, onde imprimia seus livretos que eram vendidos em feiras populares e praças públicas. Este também fotógrafo e tipógrafo.
Profundamente religioso, místico até, denominava-se O Trovador Apóstolo. Minelvino também criava suas próprias ilustrações para os livretos com belas xilogravuras de sua autoria.
Alguns livros de Minelvino são estes:
- ‘’ Maninha e a machadinha’’
-‘’ O Cangaceiro do nordeste’’
-‘’ ABC dos tubarões’’

Seu talento no campo da poesia popular lhe rendeu reconhecimento estadual e até nacional, tendo exposto trabalhos no Museu do Folclore do Rio de Janeiro.
Faleceu em 1999, deixando uma lacuna na poesia popular do Estado da Bahia e, particularmente, de Itabuna, cidade em que o "Trovador Apóstolo" - escolheu para viver a maior parte da sua trajetória.
Um de seus livros é este abaixo":



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário